

Área da Planta Caraíbas
Projeto
Caraíbas.N913
O projeto Caraíbas é um ativo Greenfield de níquel-cobre-cobalto de grande escala, próximo à superfície, localizado no sudoeste do estado da Bahia.
O projeto, tem previsão de operação plena para início do 2º semestre de 2024, consiste em uma operação a céu aberto simples e de baixo custos. O minério bruto lavrado, peneirado e britado pode ser comercializado facilmente para siderúrgicas, refinarias e outras mineradoras que possam processar e produzir concentrado de níquel sulfetados ou lateríticos.
A região conta com uma infraestrutura altamente desenvolvida, incluindo estradas, uma barragem e fornecimento de energia, situando-se a apenas cerca de uma hora de distância do aeroporto de Vitória da Conquista. Além disso, a Mina Caraíba N913 abrange uma área de aproximadamente 1.800 hectares de direitos minerários. Sua localização privilegiada, a apenas 3 quilômetros da Rodovia BA625 e a 343 quilômetros do porto de Ilhéus, confere à CPP Mineração Bahia uma oportunidade de operação extremamente rentável e atraente no fornecimento de níquel bruto de elevado teor na Bahia

A Descoberta do Níquel
A CPP Mineração Bahia descobriu um sistema regional de níquel na região semiárido no sudoeste do Estado da Bahia, que está localizado a aproximadamente 10 km da cidade de Caraíbas. A descoberta aconteceu por meio de um novo mapeamento superficial de campo detalhado, além da atividade geoquímica do solo.
A extensão total do sistema é desconhecida neste momento e o trabalho de exploração continua em andamento. Amostras metalúrgicas de compósitos selecionados dentro da área de estudos atualmente coletadas para testes preliminares, incluindo mineralogia detalhada, bem como testes de flotação em laboratório.
A amostra de minério apresenta potencial econômico relevante, principalmente pelo teor de níquel confirmado por dois laboratórios distintos. Elementos secundários como Alumina (Al₂O₃) e Magnésio (MgO) também podem agregar valor, dependendo do processo de beneficiamento adotado.
-
2,13% de Ni (Laudo Nautilus) teor médio das amostras
-
2,73% de Ni (Laudo Intertek) teor médio das amostras

Na extensão nordeste, pedaços de rochas afloradas ultramáficas contendo níquel foram identificadas usando mapeamento de superfície apoiado pela geoquímica do solo.
A mineralização observada em uma extensão dentro de um raio de 1km² é composta principalmente de mineralização de níquel laterítico disseminado e com textura de rede irregular com zonas de mineralização de alto teor com espessamento localizado de até 1,5 metros foi utilizado um procedimento de análise com secagem, britagem a 4mm, homogeneização, quarteamento, pulverização de 250g a 300g obteve o teor de níquel em (2,73% NiEq).






